Roupas apertadas na gravidez: conheça os malefícios desta escolha


dra-daniella-leiros-gravidas-roupas

Não é indicado que gestantes utilizem roupas apertadas por inúmeros motivos, entre eles, a má circulação sanguínea e má digestão.

A cultura de corpos bonitos, curvilíneos e à mostra faz parte da nossa vida. É um hábito natural, uma questão visual, cultural. Poder mostrar e sentir-se bem com isso para muitas mulheres é uma questão de liberdade.

E esse hábito se perpetua na gravidez. Posso falar que não é um hábito saudável. Não, não é. E na gravidez menos ainda.

A primeira pregunta é: Será que pode prejudicar o bebê?

E vem seguida de: Será que pode prejudicar o seu corpo?

Eu não recomendo usar roupas justas ou apertadas em fase nenhuma da vida. O que não significa que não pode ser usada por algumas horinhas, em algumas ocasiões. Porém, contudo, entretanto, na gravidez não dá!

Eu vou explicar todos os contras de usar uma roupa apertada e aí você vai entender direitinho.

A postura pode ser prejudicada, compensando com sobrecarga em alguns membros

Primeiro de tudo, usar roupa apertada nos deixa mais duros, menos maleáveis aos movimentos, mais rígidos.

Pode até parecer que é uma coisa legal, nos manteremos na postura correta, retos, firmes, mas não a “dureza” que uma roupa apertada nos fornece não permite a adaptação às posturas e movimentos e assim realizamos compensações posturais para “segurar” o movimento, causando dores e enrijecimentos futuros. Manter a mesma posição desconfortável todos os dias cria um estresse sobre a coluna vertebral, pescoço, ombros e assim por diante.

Essa dureza, firmeza da postura a roupa traz dores tardias, mas de imediato já é possível sentir dores nas costas, principalmente na lombar. Vai dizer que você nunca sentiu uma dorzinha nas costas quando está com uma roupa desconfortável?

É fisiológico, o corpo responde e a lombar é o ponto central do corpo, está no meio entre o tronco e as pernas, é o primeiro lugar a reclamar. A restrição de movimento causada pela roupa apertada, a dificuldade de adaptação corporal sobrecarrega os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço.

Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem. Por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento.

dra-daniella-leiros-gravidas-roupas-apertadas-concentracao