Roupas apertadas na gravidez: conheça os malefícios desta escolha

April 18, 2018

 Não é indicado que gestantes utilizem roupas apertadas por inúmeros motivos, entre eles, a má circulação sanguínea e má digestão.

 

A cultura de corpos bonitos, curvilíneos e à mostra faz parte da nossa vida. É um hábito natural, uma questão visual, cultural. Poder mostrar e sentir-se bem com isso para muitas mulheres é uma questão de liberdade.

 

E esse hábito se perpetua na gravidez. Posso falar que não é um hábito saudável. Não, não é. E na gravidez menos ainda.

 

A primeira pregunta é: Será que pode prejudicar o bebê?

E vem seguida de: Será que pode prejudicar o seu corpo?

 

Eu não recomendo usar roupas justas ou apertadas em fase nenhuma da vida. O que não significa que não pode ser usada por algumas horinhas, em algumas ocasiões. Porém, contudo, entretanto, na gravidez não dá!

 

Eu vou explicar todos os contras de usar uma roupa apertada e aí você vai entender direitinho.

 

A postura pode ser prejudicada, compensando com sobrecarga em alguns membros

 

Primeiro de tudo, usar roupa apertada nos deixa mais duros, menos maleáveis aos movimentos, mais rígidos.

Pode até parecer que é uma coisa legal, nos manteremos na postura correta, retos, firmes, mas não a “dureza” que uma roupa apertada nos fornece não permite a adaptação às posturas e movimentos e assim realizamos compensações posturais para “segurar” o movimento, causando dores e enrijecimentos futuros. Manter a mesma posição desconfortável todos os dias cria um estresse sobre a coluna vertebral, pescoço, ombros e assim por diante.

 

Essa dureza, firmeza da postura a roupa traz dores tardias, mas de imediato já é possível sentir dores nas costas, principalmente na lombar. Vai dizer que você nunca sentiu uma dorzinha nas costas quando está com uma roupa desconfortável?

 

É fisiológico, o corpo responde e a lombar é o ponto central do corpo, está no meio entre o tronco e as pernas, é o primeiro lugar a reclamar. A restrição de movimento causada pela roupa apertada, a dificuldade de adaptação corporal sobrecarrega os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço.

 

Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem. Por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento. 

 

Roupas apertadas também causam dificuldade de concentração

 

O incômodo gerado pelo aperto da roupa causa distração o que dificulta a concentração em determinada atividade. Aliado à distração, o cansaço causado pelos constantes ajustes corporais necessários a se manter em determinada posição para a roupa não machucar favorece ainda mais a desconcentração.

 

A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade: portanto, livre-se das roupas apertadas quando precisar de calma. 

 

Favorece o corrimento vaginal e pode causar infecção urinária

 

A umidade e a alta temperatura na região genital são propícias ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças como a candidíase. Nos homens, o risco em vestir calças e cuecas apertadas demais está em afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos, além de causar dor nos testículos.
 

Como também pode causar dor na vagina. Isso porque as roupas muito apertadas e principalmente com tecido sintético impedem que haja passagem de ar para a região íntima da mulher, aumentando a temperatura e a umidade do local.

 

Outra coisa que roupa apertada pode causar na região genital é a infecção urinária com dor e ardência ao urinar. As mulheres no geral possuem mais chance de terem infecção urinária do que homens, pois a uretra feminina é mais curta e a distância entre a vagina e o ânus é pequena, o que favorece a migração e proliferação de fungos e bactérias.

 

As infecções urinárias geralmente acontecem quando não há boa higienização da região íntima ou com o uso de roupas apertadas e abafadas.

 

 

Dificuldade na respiração

 

A respiração é outra atividade corporal que fica dificultada, roupas muito apertadas prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo e você começa a respirar curtinho, sem entrar muito ar nos pulmões, sem aumentar o diâmetro do tórax e do abdômen para mão apertar mais ainda o que já está desconfortável e com isso as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente.

 

Seu corpo acumula mais gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento. É, queridas! Por este motivo que é possível afirmar que roupa apertada causa envelhecimento precoce e diminuição da saúde geral.

 

 

Má digestão e má circulação

 

O problema aqui é principalmente de roupas que apertam a barriga aliado a pós refeição, quando o estômago dilata. A pressão pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esôfago, causando azia e refluxo.

 

Quer mais? A circulação. Roupas apertadas comprimem várias partes do corpo dificultando o ir e vir do sistema circulatório que para de circular adequadamente em especial áreas onde passam veias principais que nutrem o corpo inteiro, para gerar problemas como a obstrução das veias varicosas (com varizes), dormência nas pernas, coágulos de sangue e até obstrução da circulação.

 

Mesmo que você não tenha varizes, pode aparecer varizes no futuro devido ao uso de roupas apertadas. 

 

Este tipo de roupa prejudica principalmente as mulheres porque a progesterona na gestação causa a dilatação das veias além do calibre normal.

Essa dificuldade de circulação não é só funcional, não é só interna. A não circulação adequada, a não irrigação adequada da pele pode causar estrias e celulite (acúmulo de gordura).

 

Não é que as roupas apertadas são as principais causadoras das celulites. Mas elas favorecem o surgimento dos furinhos e dificultam os tratamentos. Quando há formação dos nódulos de gordura, a circulação sanguínea já fica prejudicada nestas regiões e se você usa roupas apertadas, prejudica ainda mais a passagem do sangue, agravando o quadro.

 

O feto pode ser prejudicado com nutrição inadequada

 

Difícil de acontecer? Sim, difícil de acontecer. Mas uma roupa apertada é super prejudicial ao corpo da mulher e consequentemente ao corpo do bebê em formação dentro do útero. Quanto mais roupas apertadas a mulher utiliza, maior o risco de comprimir na barriga.

 

A barriga, principalmente, é a região que mais inspira cuidados em relação ao uso de roupas confortáveis. Com o aumento do útero e da barriga, roupas apertadas podem se tornar um incômodo.

 

O ideal é que a barriga não sofra qualquer tipo de impacto, aperto ou incômodo com o uso de roupas. Se você vestir uma peça e ficar com uma marca, mesmo que leve, isso é indicativo de que a roupa não deve ser utilizada.

 

Em contrapartida, é possível apostar em peças que destaquem essa parte do corpo. Blusas estilo cropped ou com abertura na barriga e vestidos com cintura marcada são ótimas opções para compor o visual.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

March 2, 2019

February 2, 2019

November 8, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square

Consultório

Contato

Av. Califórnia, 448 | Sala 4 | Jardim Califórnia | Ribeirão Preto - SP

WhatsApp (16) 99177-4433

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

© 2018 by FMA Comunicação Estratégica. Direitos de uso concedidos a Dra Daniella Leiros 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira - das 8h às 17h30