Qual o papel da Doula antes, durante e depois do parto




Hoje é o dia da doula e aproveitei o dia pra falar um pouco sobre o trabalho que executo nesta área.

Meu nome é Daniella Leiros, sou fisioterapeuta, doutora em saúde da mulher, atuo nesta área desde 1999 e hoje estou aqui para falar do papel da doula e minha experiência em acompanhar partos

O que significa doula?

"Doula" significa "mulher que serve", simples assim!

Antigamente os partos eram realizados pelas parteiras que cuidavam da mulher em todos os aspectos. A mulher era acompanhada durante toda a gravidez, parto e pós-parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas.

Mas o parto foi sendo encarado como um evento médico e a assistência passou para uma equipe especializada.

Cada membro da equipe tem uma função específica e individualizada. Os obstetras se ocupam dos aspectos técnicos do parto, o pediatra avalia a saúde do bebê, a enfermeira e auxiliares auxiliam no parto. E quem assiste a mulher que está dando à luz?

Hoje em dia, a doula é uma mulher que dá suporte afetivo, físico, emocional e informativo para a mulher. E esse suporte pode ser dado antes, durante e após o parto.

O papel da doula: atender necessidades da mulher para que ela se sinta tranquila e segura na gestação e nascimento do seu filho.

Qual o papel da doula antes do parto?

Antes do parto a doula ajuda a mulher e o seu companheiro a refletirem e escolherem suas opções para o parto, explica a fisiologia do parto, orienta sobre o que esperar do parto e pós-parto, explicando os diferentes tipos de parir, as vantagens e desvantagens de cada um, as intervenções que podem ser realizadas e prepara a mulher para quando a hora do parto chegar.

A doula pode auxiliar na elaboração do plano de parto, ajuda a esclarecer e indicar informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, sobre gestação e parto.

O nosso papel é ajudar no conforto físico e emocional da mulher desde a gestação e no trabalho de parto.

Qual o papel da doula durante o trabalho de parto?

No trabalho de parto, a doula é uma ponte entre os complicados termos médicos, procedimento e equipe de atendimento e o casal, atenua a frieza e tecnicidade dos procedimentos, oferece massagens, posições mais confortáveis, medidas não farmacológicas que podem aliviar as dores e desconfortos apoio físico, afetivo e emocional.

Qual o papel da doula após o parto?

Imediatamente após o parto, a doula ajuda a organizar o ambiente, e garante a tranquilidade e sossego da família para curtir o novo membro.

Ainda faz visitas no pós-parto oferecendo apoio especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

A Doula atende apenas partos normais?

A doula também é importante no parto cesárea. Neste tipo de parto também é importante o apoio, conforto e ajuda para a mulher a relaxar durante a cirurgia.

Não é a doula quem faz o parto. A doula está ali para dar apoio à mulher, para explicar as fases, para esclarecê-la do que que está acontecendo, para ajudar nas posturas, massagens, relaxamentos.

Ela oferece segurança, tranqüilidade e conhecimento para um parto seguro e não substitui nenhum profissional envolvido na assistência ao parto. A doula não rea