11 dicas para controlar os enjoos na gravidez

March 22, 2018

 

Os enjoos na gravidez, sobretudo os matinais, são muito comuns e incomodam bastante boa parte das mulheres grávidas.

As náuseas e os enjoos são sintomas comuns no começo da gestação. Tão comuns que indicam que tudo está bem e podem ser considerados fisiológicos, esperados na gravidez.

 

Isso é comum neste período simplesmente devido às alterações hormonais.

No começo da gravidez os níveis hormonais se elevam rapidamente e o organismo da mulher reage a esses aumentos com os sintomas de enjoos. Com o passar das semanas gestacionais, o organismo vai  se “acostumndo” ou “aprendendo” a funcionar com estes altos níveis de hormônios e os enjoos tendem a cessar.

 

Siga estas dicas para controlar os enjoos:

Existem algumas maneiras práticas que podemos adotar para minimizar os sintomas, mas saiba de que não há uma maneira infalível:

 

 

1) Comer frequentemente a cada 2 ou 3 horas (para manter o estômago sempre ativo, sempre com comida e evitar excessos de comida ao comer com muita fome e evitar a lentidão na digestão)

 

2) evitar líquidos e condimentos durante as refeições (o líquido aumenta o volume do estômago e aumenta o tempo da digestão, assim como comidas condimentadas)

 

3) evitar alimentos com gosto ou cheiro acentuado (o que pode provocar mal estar)

 

 

4) acupuntura na gravidez ajuda bastante controlar o fluxo gastrointestinal e melhorar os sintomas das náuseas e enjoos durante a gestação

 

5) Evitar cheiros fortes (tanto de perfumes e cosméticos como no ambiente de trabalho que podem gerar ou piorar o mal estar e o desconforto)

 

6) Chupar gengibre, limão, melancia e gelo ajudam bastante no controle do enjoos

 

7) Repousar ao longo do dia (ajudando a aliviar o estresse, diminuir tensões e facilitar o processo de digestão)

 

8) Praticar atividades físicas (da mesma forma ajuda no funcionamento do organismo e da digestão, aliviar o estresse e promove sensação de bem-estar)

 

9) Evitar movimentos bruscos (como levantar, virar ou abaixar-se rapidamente, que pode diminuir a pressão arterial e causar tonturas, enjoos e desmaios)

 

10) Seja motorista (não ande como passageiro, isso evita que você balance muito no carro e ajuda a estar sempre atenta a mudanças de posições durante o trajeto)

 

11) Alguns medicamentos a base de gengibre podem ajudar no controle das náuseas e enjoos, mas eles devem ser prescritos pelo obstetra, pois as dosagens de gengibre não são regulamentadas e podem prejudicar a gravidez

 

12) Praticar meditação e concentração ajudam a manter-se calma e equilibrada, ajudando no controle orgânico

 

E por fim, todas as dicas são falíveis, ou seja, podem não funcionar.

 

O que vale para uma gestante, nem sempre funciona para a outra. Tente todas elas, com certeza uma vai funcionar com você e se os enjoos te incomodam tanto, converse com seu obstetra, ele poderá te ajudar com medicamentos ou indicando um bom acupunturista para controlar os seus sintomas.

Se tiver mais alguma dúvida ou quiser informações sobre o tratamento destes enjoos por intermédio da acupuntura deixe seu nome aqui que entrarei em contato.

Será muito bom te ajudar neste período tão especial da sua vida

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

March 2, 2019

February 2, 2019

November 8, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square

Consultório

Contato

Av. Califórnia, 448 | Sala 4 | Jardim Califórnia | Ribeirão Preto - SP

WhatsApp (16) 99177-4433

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

© 2018 by FMA Comunicação Estratégica. Direitos de uso concedidos a Dra Daniella Leiros 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira - das 8h às 17h30