Como ter uma convivência saudável com os pets na gravidez e com recém-nascidos


convivencia-gravidas-pets

A presença dos animais de estimação em casa durante a gestação e com um recém-nascido em casa é muito discutida na atualidade.

Fala-se muito da toxoplasmose, de alergias de contato ou respiratórias e que a exposição precoce a animais de pelo em casa poderia levar à asma.

Bebês de famílias que tem animais de estimação (cães em 70% dos casos) tem níveis mais altos de dois tipos de micróbios

A exposição a essas bactérias pode ajudar a estabelecer uma imunidade precoce, embora os pesquisadores não tenham certeza se isso ocorre por conta das bactérias existentes nos nossos amigos peludos, que podem estar em seus pelos e nas patas, ou por transferência, quando os humanos tocam os animais de estimação.

Vários estudos analisaram a presenças destes micróbios em diferentes cenários: sem exposição aos pets, com exposição apenas na gravidez e com exposição na gravidez e logo após o nascimento.

E adivinhem o resultado. A “troca” destes micróbios acontecem mesmo em casos em que apenas a mãe conviveu com os animais durante a gestação, em que o bebê não entrou em contato com o pet. Saudável. Ouviram?

Conviver com os pets há sim uma troca de bactérias e esta troca é considerável saudável.

Mas, notem: os estudos não citaram contato do recém-nascido com o pet sem que a mãe tenha tido contato com este durante a gravidez, eles não testaram a “contaminação bacteriana” em bebês sem que a mãe tenha convivido com o bichinho ainda grávida.

E é isso que eu falo para as minhas pacientes: se você já tem animal de estimação, se você já convive com ele(a) na sua casa, na sua casa de campo, na casa dos seus pais, onde quer que seja, será muito legal e saudável para o seu filho quando nascer conviver também com esse animal.

Mas, se você durante a gravidez não houve esse contato, evite o contato mais próximo do seu recém-nascido com os animais pelo menos até ele tomar todas as vacinas, por volta dos 6 meses, ok?

É preciso tomar alguns cuidados

O maior cuidado está em evitar a transmissão de certas doenças como a toxoplasmose que pode interferir no desenvolvimento fetal.

A toxoplasmose é uma doença transmit