Relações entre a acupuntura, o clima e o equilíbrio do organismo


A acupuntura é o tratamento ou a manutenção da harmonia das energias corporais. Tais energias são afetadas pela alimentação, sentimentos, cores e pelo clima, pois cada elemento tem uma energia diferente e age em um meridiano específico estimulando ou sedando-o. A saúde segundo a Medicina Tradicional Chinesa é o resultado do equilíbrio entre a energia e a matéria (Yin e Yang).

O clima é um fator patogênico externo, mas ele não afeta as pessoas da mesma forma. Um excesso dessa energia externa atacará o corpo apenas quando e onde ele estiver fraco, incapaz de se reequilibrar sozinho, causando as doenças.

As doenças causadas por esses fatores patogênicos são mais prováveis de acontecer sob condições climáticas anormais, quando o corpo está preparado para a estação dominante e repentinamente enfrenta uma força oposta.

Um exemplo é o frio repentino no meio do verão, que causa gripe ou a viagem de um lugar frio e seco para um clima quente, úmido, o qual o corpo não estava adaptado.

Assim uma das propostas da acupuntura preventiva é manter o corpo resistente a tais ataques externos, onde as mutações da natureza, podem ser vividas de maneira harmônica. Mas é claro, cada pessoa tem as suas fraquezas e suas próprias tendências às invasões de determinado fator patogênico, de acordo com o seu mapa energético individual.

Contribuições da acupuntura

O principal objetivo da acupuntura é promover o equilíbrio energético de todo o organismo. Do ponto de vista da medicina oriental, o que nós chamamos de doenças, seriam, na verdade, desequilíbrios energéticos, que se manifestam como dores e alterações emocionais.

A acupuntura trata por meio de mecanismos energéticos e fisiológicos.

O energético é o equilíbrio dos canais de energia que transcorrem pelo corpo. E o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes (muscular e emocionais) que resulta em benefícios globais para o corpo.

Indicações da acupuntura na manutenção da saúde

Sinais e sintomas clínicos podem ser interpretados na acupuntura pela teoria do Yin-Yang. Quando o equilíbrio (balanço dinâmico) entre Yin e Yang está harmônico, não há sintomas.

Quando este equilíbrio não está adequado ou harmônico, aparecem as dores, o mau funcionamento dos órgãos e as enfermidades.

A energia circula no corpo através de vias de condução chamadas canais de energia com a função vital de promover o funcionamento constante dos órgãos e vísceras e a defesa do corpo contra as agressões das energias perversas.

O equilíbrio energético nos canais pro