Relações entre a acupuntura, o clima e o equilíbrio do organismo


A acupuntura é o tratamento ou a manutenção da harmonia das energias corporais. Tais energias são afetadas pela alimentação, sentimentos, cores e pelo clima, pois cada elemento tem uma energia diferente e age em um meridiano específico estimulando ou sedando-o. A saúde segundo a Medicina Tradicional Chinesa é o resultado do equilíbrio entre a energia e a matéria (Yin e Yang).

O clima é um fator patogênico externo, mas ele não afeta as pessoas da mesma forma. Um excesso dessa energia externa atacará o corpo apenas quando e onde ele estiver fraco, incapaz de se reequilibrar sozinho, causando as doenças.

As doenças causadas por esses fatores patogênicos são mais prováveis de acontecer sob condições climáticas anormais, quando o corpo está preparado para a estação dominante e repentinamente enfrenta uma força oposta.

Um exemplo é o frio repentino no meio do verão, que causa gripe ou a viagem de um lugar frio e seco para um clima quente, úmido, o qual o corpo não estava adaptado.

Assim uma das propostas da acupuntura preventiva é manter o corpo resistente a tais ataques externos, onde as mutações da natureza, podem ser vividas de maneira harmônica. Mas é claro, cada pessoa tem as suas fraquezas e suas próprias tendências às invasões de determinado fator patogênico, de acordo com o seu mapa energético individual.

Contribuições da acupuntura

O principal objetivo da acupuntura é promover o equilíbrio energético de todo o organismo. Do ponto de vista da medicina oriental, o que nós chamamos de doenças, seriam, na verdade, desequilíbrios energéticos, que se manifestam como dores e alterações emocionais.

A acupuntura trata por meio de mecanismos energéticos e fisiológicos.

O energético é o equilíbrio dos canais de energia que transcorrem pelo corpo. E o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes (muscular e emocionais) que resulta em benefícios globais para o corpo.

Indicações da acupuntura na manutenção da saúde

Sinais e sintomas clínicos podem ser interpretados na acupuntura pela teoria do Yin-Yang. Quando o equilíbrio (balanço dinâmico) entre Yin e Yang está harmônico, não há sintomas.

Quando este equilíbrio não está adequado ou harmônico, aparecem as dores, o mau funcionamento dos órgãos e as enfermidades.

A energia circula no corpo através de vias de condução chamadas canais de energia com a função vital de promover o funcionamento constante dos órgãos e vísceras e a defesa do corpo contra as agressões das energias perversas.

O equilíbrio energético nos canais promove a harmonia do corpo com suas funções internas, com o corpo e a mente e com o meio ambiente.

O detalhe está aí, o processo de adoecimento sofre influências de vários fatores; externos (alimentação, meio ambiente), ancestrais (de pai para filho) e emocionais.

Ou seja, tudo o que não é equilibrado (alimentação, clima, sentimentos, constituição fraca, trabalho excessivo e parasitas), desequilibra as energias do corpo. Somente numa avaliação de acupuntura é possível traçar o mapa energético individual com suas propensões a desequilíbrios (excessos e escassezes), os objetivos do tratamento e as melhores técnicas a serem utilizadas.

Resultados da acupuntura

Vários efeitos são gerados pela acupuntura; analgésico, relaxante, sedativo, ansiolítico, antidepressivo, anti-inflamatório, indutor da imunidade, reparação tecidual, entre outros. A acupuntura tem ação sobre os mecanismos neurais do organismo, o que justifica sua prática tanto como analgésica como para tratar distúrbios funcionais, autônomos e endócrinos.

O objetivo principal da acupuntura é basicamente prevenir doenças, mas trata-las é a sua principal função no ocidente. Ela é não só um tratamento alternativo, já passou a ser coadjuvante de outros tratamentos e de primeira escolha em alguns casos.

esta ilustração exemplifica como o organismo se comporta após uma sessão de acupuntura

Sobre a Medicina Chinesa

A Medicina Chinesa vê o paciente como um todo e não como um ser dividido em partes (braço, perna, coração, pulmão) onde todas as partes são interdependentes e interligadas.

Um desequilíbrio em uma parte pode gerar doenças aqui ou ali, perto ou longe, localizado ou sistêmico, tudo depende dos mecanismos energéticos dos meridianos e das compensações individuais.

Contudo, o principal efeito da acupuntura é o bem-estar geral, o reequilíbrio energético, o bom funcionamento do organismo e o fortalecimento da imunidade.

Acupuntura e alimentação – excelente parceria para manutenção da saúde

A alimentação é essencial para a saúde e ela, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, pode ser bastante eficaz para evitar adoecimentos e até para tratar desequilíbrios.

As plantas da fitoterapia também estimulam a imunidade e podem reduzir a chance de contrair uma doença e tratar sinais e sintoma logo no momento que aparecem.

Outro tratamento coadjuvante da acupuntura é a homeopatia, extremamente importante e eficaz na prevenção de doenças e tratamentos de enfermidades.

A acupuntura no Ocidente

A história da acupuntura no ocidente já tem alguns anos. Desde 1955, quando o governo chinês criou centros de pesquisa que integraram as medicinas orientais e ocidentais, começaram as pesquisas e o interesse dos ocidentais e dos brasileiros no assunto.

O fisioterapeuta foi o primeiro profissional de saúde oficialmente reconhecido como acupunturista em 1985 através de uma resolução do Conselho Federal de Fisioterapia. A acupuntura é oferecida pelo SUS desde 1988 e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995 com inúmeros estudos científicos que comprovam os seus resultados.

Atualmente os tratamentos em qualquer área médica tendem a ser multidisciplinares, ou seja, uma especialidade complementa outra, é onde a acupuntura não perde a sua força e só vem a acrescentar na nossa medicina.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square

Consultório

Av. Califórnia, 448 | Sala 4 | Jardim Califórnia | Ribeirão Preto - SP

WhatsApp (16) 99177-4433

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira - das 8h às 17h30

Contato

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

© 2018 by FMA Comunicação Estratégica. Direitos de uso concedidos a Dra Daniella Leiros